quarta-feira, 8 de julho de 2009

Oito mil professores prejudicados

Em junho deste ano tomei conhecimento de que professores de algumas regiões do Estado do Rio estavam sendo prejudicados. Visando a ascensão em novos cargos e novas oportunidades de trabalho, vários docentes realizaram o Curso Normal Superior oferecido pela Faetec. Até aí, nenhum problema. A grande questão surgiu quando esses professores terminaram o curso. O diploma não apareceu! E o motivo impressiona: a Faetec não encaminhou ao Conselho Estadual de Educação os processos que culminariam na autorização do curso e consequente entrega do diploma.

Conversei com vários professores no munícipio de Três Rios e fiquei espantado com a situação. Por isso, fiz uma indicação cobrando ações de vários órgãos de educação de nosso Estado. É preciso atender a esses professores.

No dia 18 de junho diz um discurso no Plenário da Alerj falando do assunto:
http://www.joaopedro.org/content.asp?cc=5&id=390

Meu pedido foi publicado no Diário Oficial da última segunda-feira, dia 06 de julho. Vejam só:

Indicação 4075/2009

Indico à Mesa Diretora, na forma regimental, com base no Artigo 98, Parágrafo Único, item "a", do Regimento Interno desta Casa Legislativa, seja oficiado:

*ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral Filho,
*ao Senhor Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia,
*ao Senhor Presidente do Conselho Estadual de Educação,
*ao Senhor Presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC),
*ao Excelentíssimo Senhor Reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF),
para que adotem as medidas necessárias de interesse público no sentido de, URGENTEMENTE:
a - Emitir, imediatamente, os diplomas de conclusão dos cursos Normal Superior realizados pelo ISERJ;
b – O Conselho Estadual de Educação, no prazo de 90 dias, emitir parecer conclusivo acerca da regularidade dos cursos de nível superior ministrados pelo Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro, concluídos entre 2004 e 2008, para os pedidos de chancela em trâmite,
c - Apurar as responsabilidades pelos fatos, já que vários procedimentos administrativos não ocorreram em prazo satisfatório. Cito como exemplo o curso ministrado no município de Três Rios. Informações nos dão conta que, após quatro anos do início do primeiro curso, a Faetec não fez chegar ao Conselho Estadual de Educação, documentos necessários para a chancela do curso.
As professoras e professores que concluíram estes cursos e não têm seus diplomas chancelados até o momento, estão sofrendo danos irreparáveis em suas aspirações profissionais, em face de ofertas de cursos de formação sem a devida base legal do Estado.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 25 de Junho de 2009.

João Pedro
Deputado Estadual

3 comentários:

Adriana Rangel disse...

Felizmente ainda ha pessoas que lutam pela educação e pela formação dos professores.
Sou aluna do CURSO NORMAL SUPERIOR também pela REDE FAETEC em CAMPOS DOS GOYTACAZES,RJ no ISEPAM.
Aqui o CURSO NORMAL foi criado pelo governador ANTONY GAROTINHO (nosso conterrâneo,ex -prefeito e marido da nossa prefeita hoje)para ajudar aos que não tinham condições financeiras de custear uma faculdade.E a FAETEC visando o pólo tecnológico de nossa cidade assume o ISEPAM e criando o ISE-ISEPAM .Sendo que é criado as pressas sem reconhecimento,apenas com o decreto n 28.947 de agosto de 2001 onde transfere o IEPAM que pertencia a Secretaria do estado para a FAETC ,assinado pelo então Governador Antony Garotinho .Os anos foram passando os governos (BENEDITA ,ROSINHA)foram mudando e o reconhecimento ficando na gaveta sendo renovado por decretos .Por isso a falta dos diplomas ate agora.
O novo Governador Sergio Cabral por decreto informa que a UENF devera assumir o ISEPAM e a UERJ o ISERJ .A FAETEC não tem mais interesse em investir na EDUCACAO apenas nos cursos TECNOLOGICOS ,porem em outros ISES como BOM JESUS,SANTO ANTONIO DE PADUA que foram também criado por decreto hoje já tem seus cursos de PEDAGOGIA,POS GRADUACAO. O ISERJ ainda esta numa situação mais confortável porque seus processos foram reconhecidos.
O ISEPAM só foi caminhando após a GESTAO da nossa DIRETORA Ângela Sanges que assumiu e organizou a casa ,quanto a parte de documentação que era exigidas e o diretor anterior não agilizou.

Adriana Rangel disse...

CONT...
Hoje somos a ultima turma do CURSO NORMAL SUPERIOR o tão esperado e sonhado,lutado curso de PEDAGOGIA entrou no ISEPAM .Porem para muitos foi ilusão já que o pedido de migração ate hoje não temos posição e já estamos em outubro,não poderemos sair nem com duas habilitação o que é interessante a quem não tem normal médio.E usufruirmos do curso de PEDAGOGIA só se prestarmos vestibular assim como toda a comunidade que no ultimo vestibular foi de 2mil pessoas e fazer equivalência das matérias e ai sim formar uma turma para nos atender.
Somos alunos que passamos no vestibular publico e não consigo entender porque esta migração não pode ser feita assim como as outras faculdades particulares que tiveram seus cursos NORMAL SUPERIOR sendo substituído pelo de PEDAGOGIA, apenas fazendo um ano com complementação das disciplinas que falta.
O PRESIDENTE DA FAETEC quando conversei com ele, foi sincero ao falar que a FAETEC não tem interesse na aérea educacional, e como gestor, educador nos aconselharia não perder tempo com o curso de PEDAGOGIA e nos inscrever no curso de POS. Seria muito interessante, porem só funciona isso no papel ,porque muitos alunos/professores hoje depende do diploma de PEDAGOGIA onde nos habilita em Educação infantil ,Educação Fundamental e gestor .Cada caso é um caso e uma necessidade ,muitos alunos não vão ter condições financeiras de ir a uma Faculdade particular e pagar por um ano para fazer esta complementação e vão parar.Pos gratuita na área educacional em nossa cidade não tem ,ainda.O ISEPAM ainda não oferece a POS assim como outros ISES já oferece ,então é uma realidade distante ainda para nosso problema ,ainda tem os critérios para se fazer esta PÓS também .

Adriana rangel disse...

CONT 3...
ISEPAM hoje ainda não temos posição :
*Processos:
-Processo nº E-03/100.308/2007,PORTARIA CEE Nº 1372 DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008, publicado no D.O dia 9/07/09.A fim de verificarem as condições de funcionamento para efeito de renovação de reconhecimento do CURSO NORMAL SUPERIOR
-Processo nº E-03/100.172/2007, PORTARIA CEE Nº 1376 DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008, publicado no D.O dia 9/07/09.A fim de verificarem as condições de funcionamento para efeito de autorização para funcionamento do CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA
-Processo de migração que o SR Fernando Mota anexou junto ao abaixo assinado dos alunos do CNS,entregue a CEE-RJ com nosso pedido de migração para pedagogia .

O ISERJ já foi publicado no D.O de 9-07-09 .

NOSSA ESCOLA,sempre foi uma referencia na area da Educacao desde da decada de 50.E na formaçao de professores.

Adriana Rangel
campos dos goytacazes,rj
22-9812-0727
6º P da Educacao Infantil
ISEPAM -FAETEC
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=14917960586290738281